terça-feira, 8 de março de 2011

Quinta Vale D. Maria 2002

Ano: 2002

Produtor:
Lemos e Van Zeller

Tipo:
Tinto

Região: Douro

Castas: Proveniente de uma variedade de Vinhas Velhas.

Preço Aprox.: 30€


Veredicto: Adquiri esta garrafa numa pequena loja especializada, no ano passado. Era filha única e como vi que se encontrava em bom estado de conservação e a bom preço, decidi trazê-la. Sou um grande apreciador dos Quinta Vale D. Maria mais recentes, nomeadamente as colheitas de 2007 e 2008, pelo que estava extremamente curioso em conhecer o perfil do 2002. Apesar de 2002 não ser um ano consensual, a marca do vinho, bem como o nome Cristiano Van Zeller, deu-me a segurança necessária para arriscar esta compra.

Esperei... até a comida e o momento serem os oportunos para a beber. E esse momento chegou, no sábado passado. Após a maratona de quase 3 dias na Essência do Vinho, decidimos terminar o desfile de provas, em beleza, degustando o Quinta Vale D. Maria 2002 acompanhando um borrego assado no forno, bem tenrinho...

E que maravilha...! Muito diferente dos 2007 e 2008, mas igualmente muito bom. A começar pelo aspecto, de um vermelho menos carregado, talvez fruto do crescimento em garrafa. Um aroma mais contido, mas muito complexo, onde predominam as especiarias e a fruta vermelha. Na boca, o que perde em poder para o seu congénere de 2008, ganha em elegância. O paladar é rico e muito saboroso, com taninos marcantes, mas nunca agressivos que deixam um final longo e de uma persistência muitíssimo agradável.

Na minha humilde opinião, estará eventualmente no ponto para ser bebido e é bastante interessante poder compará-lo com as colheitas mais recentes. Uma coisa é certa, a bitola da qualidade alta mantém-se! Recomendável.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário