quinta-feira, 3 de março de 2011

Esporão lança primeiros vinhos do Douro

O Esporão apresenta ao mercado os vinhos da Quinta dos Murças, Reserva 2008, Assobio 2009 e Tawny 10 anos, marcando o início de um projecto onde pretende contribuir para a realização do enorme potencial daquela região vitivinícola. Todos os vinhos têm origem na Quinta dos Murças, propriedade emblemática com 156 hectares situada perto da aldeia de Covelinhas, no coração da região vitivinícola, com 60 hectares de vinha e propriedade da empresa desde 2008.

Uma visão inovadora sobre o Douro

Em praticamente todas as áreas deste projecto foram formuladas e implementadas soluções inovadoras: O método de plantação e maneio das vinhas permitirá a não utilização de herbicidas, o projecto de paisagismo em curso ajudar a controlar de forma natural eventuais pragas, à utilização da água das minas será utilizada para o controlo da temperatura das áreas de stockagem na adega, o perfil enológico dos vinhos recorrendo à utilização de diferentes tipo de barricas incluindo de carvalho Português, rolhas certificadas FSC e, finalmente, a estratégia de marketing e lançamento dos vinhos que culminou na realização de dois filmes documentais sobre a região, o vinho e a Quinta dos Murças.


Quinta dos Murças: Os vinhos

Assobio 2009 - Produzido com base nas castas nativas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca, provenientes de solos xistosos característicos desta região, este vinho fez estágio parcial em barricas de carvalho antes de ser engarrafado em Novembro de 2010.

Reserva 2008 - Nasceu nas vinhas velhas a 100 m e 380 m de altitude, viradas a sul e sudoeste, em solos xistosos, respeitando a natureza e seguindo uma agricultura sustentável. Na adega, as uvas foram escolhidas manualmente, pisadas a pé em lagares de granito e prensadas numa antiga prensa vertical. Depois do estágio em barricas de carvalho, o vinho foi engarrafado em Fevereiro de 2010.

Tawny 10 Anos -  Este tawny foi produzido com uvas de qualidade superior (letra A), colhidas na Quinta dos Murças. No 3º dia nos lagares, onde as uvas foram pisadas pelo tradicional processo de “pisa a pé”, foi adicionada aguardente vínica. Os lotes envelheceram em pipas usadas, por um período médio de 10 anos e beneficiando da frescura natural da cave da quinta.

Um projecto que me parece bastante interessante e para ir acompanhando muito de perto...


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário