domingo, 20 de março de 2011

Diga? Branco 2009

Ano: 2009

Produtor: Campolargo

Tipo: Branco

Região: Bairrada

Castas: Viognier

Preço Aprox.: 9,50€

Veredicto: Após uma semana a visitar quintas pela Bairrada e Douro, regresso, comentando um dos vários vinhos que provei, do produtor Campolargo e que merece destaque. Adquiri inclusivé algumas garrafas, para degustar com mais tranquilidade, no conforto do lar.

Pois bem, a Bairrada é uma zona demarcada, que infelizmente não goza da mesma notoriedade das grandes regiões, como por exemplo, Douro, ou Alentejo, ou mesmo o Dão. Nem os consumidores têm a mesma confiança ao adquirir um vinho da Bairrada. As razões podem ser várias, mas isso ficará para um próximo post. Contudo, basta uma visita, por exemplo ao produtor Manuel Campolargo (entre outros), para percebermos que existe vinho de qualidade e condições modernas e muito boas para o fazer.

Diga? – Branco de 2009, é um vinho com um nome algo invulgar, ao que me foi explicado, materializando uma espécie de tique que o Manuel Campolargo tem com tal expressão, utilizando-a com frequência. Seja como for, é original! Destaque igualmente para o rótulo, bastante simples e sem contra rótulo.

Quanto ao vinho, uma agradável surpresa. Produzido a partir de vinhas com idades compreendidas entre os 10 a 15 anos, é 100%  casta Viognier, estagiando 6 a 8 meses em barricas de carvalho francês, em parte novas.

De cor amarelo palha, quase dourada, apresenta um aroma rico em citrinos e frutos tropicais, com ligeiro tostado. Na boca, é um vinho macio e untuoso, com uma acidez e frescura bem combinadas com a fruta, de corpo médio, terminando com uma persistência muito interessante.

Um vinho gastronómico e muito equilibrado, com uma personalidade muito própria.

Classificação Pessoal: 15,5


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário