segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pedra Cancela Br.

Ano: 2009

Produtor:
João Paulo Gouveia

Tipo:
Branco

Região: Dão

Castas: Malvasia Fina, Encruzado.

Preço Aprox.: 8,90€

Veredicto: No passado sábado, tive o privilégio de provar os vinhos Pedra da Cancela branco colheita  de 2009 e o blend tinto, reserva de 2008. Também existe um Touriga Nacional, topo de gama, do produtor mas que não estava em prova. A prova foi orientada pelo simpático Hélder Ferreira no El Corte Inglês. de Gaia . Ambos os vinhos são mesmo muito bons, mas, por agora,  é do branco que vou falar...

A  Quinta do Vale do Dão, situada em pleno coração do Dão, mais propriamente em Oliveira de Barreiros, liderada pelo Eng. Paulo Gouveia, possui 8 hectares de vinha, não sendo portanto uma produção de grandes dimensões. Mas como diz  a velha máxima: "O que conta é a qualidade e não a quantidade". E é precisamente este o caso.

Fabricado com duas castas brancas sobejamente conhecidas do Dão, Malvasia Fina e Encruzado,  o Pedra Cancela Branco é um vinho de cor alourada e muito mineral. Fresco, frutado e floral, apresenta um equilíbrio notável entre as características das duas castas que compõem o lote.

Na boca é uma delícia, simultaneamente redondo e fresco. Pode ser bebido a solo, mas apresenta um carácter gastronómico que sugere ser um óptimo acompanhamento de um belo peixe assado, ou  escalado na brasa, ou ligará igualmente muito bem com carnes brancas.

Um branco com um estilo muito próprio e um dos grandes vinhos do Dão!

Como nota final, saudar a nova imagem de todos os vinhos, muito mais apelativa e moderna, fundamental para a sua divulgação e mais fácil absorção da mesma pelos consumidores.

Classificação Pessoal: 16,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário