segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bétula 2009

Ano: 2009

Produtor:
Catarina Montenegro

Tipo:
Branco

Região: Douro

Castas: Viognier (50%), Sauvignon Blanc (50%).

Preço Aprox.: 12 a 15€

Veredicto: Antes de mais, os meus sinceros agradecimentos à Catarina Montenegro, por ter disponibilizado o vinho para prova n´O Enófilo Prinicipante. Esta forma de estar, representa uma nova mentalidade que é de saudar e aplaudir, por parte de alguns produtores e que demonstra a importância cada vez mais crescente da Internet e dos bloggers, neste caso particular amantes de vinho, como consumidores e potenciais fontes de publicidade e recomendação dos vinhos.

E que belo vinho este Bétula 2009! Produzido na Quinta do Torgal, na freguesia de Barrô, trata-se de um branco que foge claramente do perfil tradicional do Douro. A começar pelas castas, francesas, Viognier (50%) fermentado em barricas de carvalho francês e Sauvignon (50%) fermentado em inox a baixa temperatura. O resultado é um vinho muito elegante e saboroso.

A sua cor é citrínica, esverdeada, um pouco opaca, o que desde logo foge ao aspecto comum dos brancos do Douro. No nariz, é um vinho de aromas complexos, com destaques vegetais e de fruta tropical. Também notas de citrinos e alguma mineralidade. Na boca é redondo, aveludado, saboroso, com acentuada acidez e final prolongado, marcante e delicado.

Elegância e harmonia, num conjunto que dá enorme prazer a beber. Um branco "francês" no Douro!

Classificação Pessoal: 17

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário