quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dalva Golden White 1963

Ano: 1963

Produtor:
C. da Silva

Tipo:
Vinho do Porto - Colheita Branco

Região: Douro

Castas: Blend de castas tradicionais do Douro.

Preço Aprox.: 100€

Notas de Prova: "Muitos tons esverdeados surgem quando se agita o copo, sinal da sua velhice. Muito rico de aromas, notas de figos, frutos secos, compotas de ameixas brancas, tudo rico, doce, melado mas perigosamente atractivo. Muito elegante na boca, tem um corpo sedoso que envolve o palato e esta textura deixa marca na boca. O final é muito prolongado, austero mas de grande classe” in Vinhos de Portugal 2010, João Paulo Martins.

Veredicto: A marca DALVA, do produtor C. Da Silva sempre nos habituou a vinhos do Porto de uma qualidade geral muito alta, sendo que recentemente lançou igualmente vinhos de mesa tinto e branco, que comentarei neste blogue. Este colheita branco de 1963, trata-se de um vinho fortificado envelhecido em pipas de fino carvalho francês, amadurecendo até aos dias de hoje. Nas palavras do produtor, trata-se da melhor colheita da década, existindo também o de 1952, que ainda não tive o prazer de provar...

O Dalva Golden White, apresentado em garrafas de 0,5 litros, e com uma produção limitada trata-se de um vinho com uma personalidade e identidade próprias muito bem vincadas.

Na prova, ressaltam aromas a frutos secos, notas de figos e compotas, muito aromático, com uma acidez no ponto que lhe confere uma enorme frescura em perfeita comunhão com a doçura própria deste tipo de vinhos. De cor idêntica a um tawnie velho revela-se guloso, com enorme elegância e final prolongado.

Um vinho fortificado de enorme classe, direi mesmo viciante...!

Classificação Pessoal: 18

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário