terça-feira, 15 de junho de 2021

Em Prova: Casa da Carvalha

 

A Casa da Carvalha encontra-se localizada no concelho de Arganil, estando as suas vinhas situadas na zona mais a Sul da região do Dão. São três hectares de vinha, com exposição Sul e solo predominatemente xistoso, o que lhe confere um caracter peculiar, sobretudo numa zona onde reina o granito. As castas utilizadas são as típicas da região, nomeadamente Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e Alfrocheiro. O rosto por trás do projecto é Rita Andrade, seu marido e filha Marta. Um projeto familiar. A enologia é de Rui Reguinga.
A matriz do projecto segundo Rita é "fazemos vinhos de que gostamos, em família, aproveitando o que a natureza nos dá em cada ano.
O ano 2015 permitiu a criação de novas referências e a diversificação do projeto. Dos 6 vinhos provados, destaco claramente 4 deles.
O Casa da Carvalha Tinto 2015 é o "clássico" da casa, um vinho de corpo médio, elegante, equilibrado e que se bebe com uma enorme facilidade. E que evolui lindamente. Basta lembrar os vinhos bebidos de 2006, ou 2010, que estão aí para as curvas e que se podem ainda comprar! 9,5eur.

O Casa da Carvalha Reserva 2015 é mais redondo, com a madeira a aportar maior complexidade. Tem também um pouquinho mais de corpo e final mais longo. Um tinto que visa um público mais alargado e que está otimo neste perfil. 12,5eur
O Casa da Carvalha Pisa a Pé 2015 é uma delicia. Foi o meu favorito juntamente com o Jaen. Touriga Nacional e Alfrocheiro, com estágio 3 anos em cuba. Fruta bonita e bosque no nariz - Dão! Boca super fresca, leve barrica de qualidade, tanino redondo, otima acidez, final longo e com tensão. Muito bem. 15eur.
Last but not least, o Casa da Carvalha Jaen 2015, um vinho que eu já tinha provado e continua excelente. Cheio de frescura, balsâmico e mentolado, com uma fruta muito bonita, mas também algum vegetal, a lembrar um pouco o estilo praticado no bierzo. Elegante, corpo médio, tanino polido e final longo. 15eur
Um projecto que tenho acompanhado e cujos vinhos valem bem a pena ir tendo á mesa e na nossa garrafeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário