terça-feira, 9 de agosto de 2016

Fora do Baralho: Piloto Collection Roxo 2015

16/20. A Quinta do Piloto é uma das mais antigas adegas de Palmela, propriedade da família Cardoso há quatro gerações. Há um século que a família Cardoso está ligada aos vinhos de Palmela, chegando a ser o segundo maior produtor da região, com 500 hectares de vinhas, produzindo e vinificando para conhecidas marcas da região. 

Com o lançamento da marca própria em 2012 - Quinta do Piloto – a família Cardoso realizou o sonho antigo de divulgar o melhor das suas herdades e adegas, integrado num projeto mais vasto de recuperação da adega histórica e a criação de uma loja de vinhos. 

Situada em Palmela, o primeiro vinho lançado trata-se de um branco da uva tinta Moscatel Roxo, do qual provamos a última colheita. Trata-se de um branco de uva tinta, feito de uvas provenientes de uma pequena vinha propriedade da familia, há muitos anos, com aroma exuberante à casta, muito floral e com alguma lichia. Boca exótica e com bom volume. Elegante, mineral, termina de bom comprimento, mas com sensação doce, compensado por uma boa acidez. 

A título pessoal, é claramente fora do baralho - sim, mas apresenta uma certa sensação de doçura (o produtor afirma ter muitissimo pouco açúcar residual) que há que ter cuidado com a temperatura para não se tornar enjoativo. Ou seja pessoalmente, foge um pouco do registo de vinhos que mais gostamos. Mas claramente trata-se de um best seller, um vinho de carácter internacional e que fará as delicias de muitos. Diferente. PVP: 8,95€.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário