terça-feira, 24 de junho de 2014

Prova dos Vinhos Sino da Romaneira e Quinta da Romaneira


A Romaneira é uma das mais grandiosas e históricas quintas do Douro, no Norte de Portugal. Orientada a sul, encontra-se localizada em Cotas - Alijó, um lugar de extrema beleza, banhado em quase toda a sua extensão pelo rio Douro. Nos últimos anos, já tinha voltado aos grandes palcos, mas quando em 2004 foi adquirida  por parte de um grupo de accionistas franceses, mais forte se tornou e tem diversificado a sua gama de produtos e consolidado a marca, sobretudo internacionalmente, onde tem granjeado inúmeros prémios, principalmente junto da crítica especializada e influente Norte Americana.

Tivemos oportunidade de provar dois tintos da Romaneira, o Sino e o Quinta, e claramente se entende o perfil internacional deliberado na sua concepção e posicionamento, sem descurar alguma tipicidade Duriense, ainda que não marcante.


Sino da Romaneira Tinto 2010

Veredicto: Touriga Nacional (25%), Touriga Franca (25%), Tinta Roriz (30%) e Tinto Cão (20%).. O nome “Sino” refere-se ao sino ancestral suspenso sob a entrada da casa principal da Quinta e que surge representado no rótulo da garrafa deste vinho. Vinho de carácter elegante, com fruta de qualidade e leve toque apimentado. Boca de corpo médio, taninos sedosos, com final muito agradável. Equilibrado e bem conseguido, de perfil internacional. PVP 12€.

Classificação: 16



Quinta da Romaneira Tinto 2009

Veredicto: Touriga Nacional (50%), Touriga Franca (40%) e Tinto Cão (10%). Aroma profundo e complexo. Notas claras de fruta preta , com a pimenta bem evidente. Encorpado, mas com taninos muito sedosos, com finesse. Final longo, persistente e picante. A justificar o posicionamento. PVP 25€.

Classificação: 17

Claramente vinhos de perfil internacional. Bem conseguidos, mas na minha opinião não identificáveis com Douro. Isso pouco vale, pois o que interessa é que a aposta tem sido ganha, com os inúmeros prémios e reconhecimento sobretudo internacional. Contudo, fica esta nota ,puramente pessoal.

Nota: Amostras gentilmente cedidas pelo produtor ao qual agradecemos.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário