sexta-feira, 27 de junho de 2014

Contraste tinto 2006

Rita Ferreira Marques é uma das mais excitantes enólogas da sua geração. O seu projeto - vinhos Conceito tem origem na aldeia de Cedovim, no topo Douro Superior. As vinhas da sua família, que herdou, situam-se entre os 300 e 400 m de altitude onde o microclima é particularmente ameno e fresco. No total são cerca de 73 hectares de vinha divididos pelas: Quinta da Veiga, Quinta do Chão-do-Pereiro e Quinta do Cabido. 

Na nossa opinião, no ano que findou, Rita, foi seguramente a enóloga que mais se destacou, pela identidade que emprega aos vinhos.

Foi por isso com grande curiosidade que dei de caras com a colheita 2006 do seu tinto Contraste. E gostei muito do que provei o que só veio confirmar as boas expectativas geradas.

Contraste Tinto 2006

Ano: 2006

Produtor: Conceito Vinhos

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas: Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Barroca e outras

Preço Aprox.: 8€

Veredicto: Mistura de castas tradicionais - Estágio: 70% em barricas usadas de carvalho francês. Cor ruby. Nariz focado na fruta,, de qualidade, mas com sobriedade. Fruta madura, casada com especiaria e algum toque vegetal. Boca muito fresca e equilibrada, taninos redondos. Final de boa persistência, de cariz gastronómico. Confirma-se.

Mas, agora temos, um conjunto ainda mais harmonioso, num excelente momento de prova, com "tudo no sítio". Em evolução mais que positiva!

Classificação: 16,5


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário