Ano: 2008
Produtor: Quinta dos Barreiros
Tipo: Tinto
Região: Beira Interior
Castas: Touriga Nacional
Preço Aprox.: 12€
Classificação: 17
Sérgio Lopes
Produtor: Quinta dos Barreiros
Tipo: Tinto
Região: Beira Interior
Castas: Touriga Nacional
Preço Aprox.: 12€
Veredicto: Luís Reboredo produz dos vinhos mais distintos do país e ao mesmo tempo a um preço que fazem deles excelentes "pechinchas" face à qualidade apresentada. São vinhos que expressam o "terroir" e as convicções do produtor, num cruzamento entre tradição e modernidade. Depois de provar os renovados "palhetes", o Vinhas velhas e o Touriga Nacional, eis que surge no mercado o seu primeiro Garrafeira Tinto.
Produzido igualmente de uvas de Touriga Nacional, proveniente das melhores parcelas das suas vinhas da região de Mêda, com cerca de 23 anos. Estágio de 1 ano em cubas de Inox e posteriores 15 meses em garrafa até ser lançado para o mercado.
Cor intensa com rebordo violáceo. Aroma fino e complexo, com predominância do lado floral da casta, mas também notas especiadas e forte presença da fruta vermelha madura. Boca harmoniosa, com taninos sedosos e corpo médio, focado na elegância. Termina longo e persistente.
Mais um vinho surpreendente de Luís Reboredo. Um garrafeira sem passagem pro madeira, com a complexidade devida, mas com simultaneamente um belo bouquet e uma enorme elegância.
Eu pessoalmente preferia um pouco mais de volume de boca, mas tenho quase a certeza que dentro de um par de anos isso vai acontecer e o equilíbrio irá ser perfeito. Contudo, bebem-no desde já, pois para além de distinto, dá enorme prazer. E o preço? De arromba.
Classificação: 17
Sérgio Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário