‘Muxagat Os Xistos Altos Rabigato branco 2011’, ‘Quinta da Touriga Chã tinto 2011’ e ‘Quinta do Vesúvio Porto Vintage 2012’ foram os três grandes vencedores da 3ª edição do ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, que decorreu este fim-de-semana no âmbito do ‘Festival de Vinhos do Douro Superior’, em Vila Nova de Foz Côa.
Um alargado painel de jurados avaliou centena e meia de vinhos oriundos da sub-região do Douro Superior. O painel era composto maioritariamente por jornalistas da especialidade e proprietários de lojas de vinho. Os 26 provadores avaliaram brancos, tintos e vinhos do Porto durante toda a manhã de Sábado, dia 31 de Maio. Os três vinhos mais pontuados em cada uma das três categorias passaram à finalíssima. Estes nove vinhos foram depois avaliados por todos os jurados, que escolheram os vencedores. Estes receberam o galardão “Melhor Vinho” em cada categoria. No total, a organização atribuiu 12 medalhas de ouro, 17 de Prata e 26 de Bronze.
VINHOS BRANCOS
Melhor Vinho
Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2011
(Muxagat Vinhos)
Medalhas de Ouro
Valle do Nídeo Sauvignon Blanc 2013 (H.
Abrantes - Douro Wines)
Duas Quintas Reserva 2011 (Adriano
Ramos Pinto Vinhos)
Quinta da Canameira Rabigato Reserva
2010 (Sampaio e Melo Cabral)
VINHOS TINTOS
Melhor Vinho
Quinta da Touriga Chã 2011 (Jorge Rosas
Vinhos)
Medalhas de Ouro
Quinta do Vale Meão 2011 (F. Olazabal
& Filhos)
Excomungado 2011 (Quinta Vale de Pios)
Dona Berta Sousão Reserva Especial 2011
(Hernâni Verdelho)
Quinta da Leda 2011 (Sogrape Vinhos)
Palato do Côa Escolha 2011 (5 Bagos)
D. Graça Grande Reserva Selecção
Privada 2011 (Vinilourenço)
Pathernos Grande Reserva 2009 (Cabanas
do Castanheiro)
VINHOS DO PORTO
Melhor Vinho
Quinta do Vesúvio Vintage 2012
(Symington Family Estates)
Medalhas de Ouro
Barão de Vilar Colheita 1989 (Barão de
Vilar - Vinhos)
Duorum Vintage 2011 (Duorum Vinhos).
Admito a minha surpresa relativamente ao Muxagat, pois provei-o na edição do ano passado e não me seduziu. Opinião pessoal é claro. Alguns destaques: De novo Miguel Abrantes e o seu Valle do Nídeo a serem medalhados; Pela primeira vez, Vale de Pios a ganhar um prémio e logo com o seu vinho "mais acessível" e sem madeira, o Excomungado; O regresso do malogrado Hernâni Verdelho, com o seu Dona Berta Sousão a levar medalha de Ouro. E finalmente o sempre especial Quinta do Vesúvio Vintage, desta feita do ano de 2012 a prometer e muito.
Sérgio Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário