quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Alvarinho Pouco Comum 2010

Ano: 2010

Produtor: Quinta da Lixa

Tipo: Branco

Região: Regional Minho

Castas: Alvarinho

Preço Aprox.: 4,85€

Veredicto: Em menos de um mês o vinho Pouco Comum - Alvarinho 2010, da Quinta da Lixa, foi medalhado em dois dos mais importantes concursos internacionais. No Challenge International du Vin, em Bordéus, recebeu a medalha de prata e posteriormente no Concour Mondial de Bruxelles o galardão ascendeu à medalha de ouro. Em Portugal, no concurso internacional de Alvarinhos foi o melhor dos vinhos produzidos fora da sub-região de Monção e Melgaço, tendo-lhe sido atribuído galardão de prata.

Trata-se de um vinho de cor citrina, com reflexos esverdeados. Muito frutado no aroma, com notas citrinas e vegetais, bem como alguma fruta melada. Mineralidade e frescura antecipa-se no primeiro contacto com o nariz, confirmando-se depois na boca. Apresenta um bom volume de boca, uma bela acidez e um final bastante persistente e agradável. Embora bastante equilibrado, termina ligeiramente doce.

Uma excelente surpresa, a um super preço que certamente em processo de afinação, se afirmará rapidamente. Um alvarinho de perfil jovem e moderno, muito fácil de beber, de consumo directo.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário