Hernâni Verdelho, produtor duriense dos vinhos Dona Berta, faleceu na passada 2ª feira, vítima de complicações pulmonares. Responsável pela renovação da Quinta do Carrenho, no Concelho de Foz Coa, é dele a grande elevação da casta Rabigato como monocasta nobre, no vinho lançado para esse efeito. Para além deste, as famosas vinhas centenárias, localizadas no Douro Superior e os excelentes vinhos tintos produzidos com as castas autóctones da região, fizeram deste bon vivant uma figura incontornável na região.
O seus vinhos de carácter gastronómicos e enorme elegância, são dignos representantes de algo diferenciador e de qualidade no Douro Superior.
Confesso que nunca o conheci pessoalmente. Comuniquei por telemóvel e e-mail, para agendar uma visita que foi comentada e publicada neste blogue e onde para além de termos sido muitíssimo bem recebidos e de termos provado as mais recentes novidades ainda em cuba de Inox, nomeadamente os monocastas Sousão e Tinto Cão, mostrou ser uma pessoa de uma humildade e generosidade enormes.
Hoje, em sua homenagem abrimos, ao jantar, um Dona Berta Reserva Especial Tinto 2003, que andava por aqui "perdido" e estava divinalmente fresco e sumarento. Bravo!
O seu legado é um legado de vinhos de extrema qualidade que com certeza continuarão a ser produzidos, pois tenho a certeza que seria essa a sua vontade. Paz à sua alma!
Sérgio Lopes
Um grande homem!
ResponderEliminar