terça-feira, 17 de setembro de 2019

Em Prova: Quinta de São Lourenço Espumante Bruto 2008

Ainda na memória do grande evento que foi o "Aqui na Bairrada", o destaque vai inteirinho para o espumante Quinta de São Lourenço Bruto Branco 2008, das Caves São Domingos, que foi considerado o melhor vinho em prova no Concurso de Espumantes e Vinhos da Bairrada, sendo por isso agraciado com a Grande Medalha de Ouro. Bravo. Não seria provavelmente o melhor de todos os vinhos a concurso, pois haviam também brancos e tintos de grande qualidade - seria sempre relativo, mas chegou à final e venceu! dignificando assim um produto tão conotado com a Bairrada, o seu espumante. Curiosamente, o topo foi alcançado pelo espumante com mais tempo de estágio em concurso, o que diz muito do caminho que os espumantes podem e devem seguir... 

Quanto ao espumante, é feito de  Baga , Maria Gomes e Arinto, sendo que as duas últimas, as uvas brancas, estagiam por 3 meses em barricas de carvalho francês. Seguidamente, estagia em cave pelo menos 6 anos, antes do engarrafamento final, sendo que o provado por nós, teria cerca de 10 anos de garrafa antes de degorgement, pois é degorjado faseadamente.... O resultado é um espumante complexo e sedutor. Apesar de ser de 2008, a bolha é elegante mas muito presente. Gastronómico, apresenta uma mousse deliciosa e notas de bolo inglês, terminando com bela persistência.

A edição deste espumante de 2007 já tinha feito um enorme furor e deu enorme prazer (comprei caixas). O 2008, apesar de ligeiramente abaixo, na minha opinião, continua a ser uma pequena "pérola", a confirmar-se pelo belo resultado conseguido no certame "Aqui na Bairrada". Parabéns à equipa das Caves São Domingos! PVP: 9,50€. Garrafeiras.

*Foto cortesia de Miguel Ferreira (A Lei do Vinho)

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário