terça-feira, 9 de abril de 2019

Em Prova: Quinta de La Rosa Tinto 2017

A Quinta de La Rosa pertence à família Bergqvist desde 1906. Actualmente tem 55 hectares de vinhas e produz anualmente cerca de 50.000 litros de porto e cerca de 160.000 litros de vinhos de mesa. Está localizada no coração do Alto Douro Vinhateiro na margem direita do rio Douro, perto do Pinhão. Conta com enologia de Jorge Moreira (Real Companhia Velha, Poeira) e para além do vinho produz azeite e... cerveja, para além de oferecer um alojamento turisitcos de elevada qualidade com um vista deslumbranbte sonbre o rio Douro.

O Quinta de La Rosa Tinto 2017 é uma das referências da casa, produzido das castas Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (12%), Tinta Roriz (8%) e Sousão (5%). Os restantes 15% são uma mistura de castas provenientes de Vinhas Velhas. Na sua maioria, uvas A maioria da vinha de Lamelas, plantada há mais de 30 anos por Tim Bergqvist, proprietário e pai da actual gestora da Quinta de la Rosa, Sophia Bergqvist.

Trata-se de um tinto jovem e fresco, pronto a beber, mas cheio de sabor. Frutado na medida certa - com a fruta vermelha e preta caracteritica da região, especiado qb - para lhe conferir a complexidade que necessita. Na boca, os taninos são macios, mas firmes, mostrando-se um conjunto equilibrado, com uma boa acidez, sem sinais de sobre maturação e até algo guloso, com final persistente.

Um good value que acompanhou na perfeição um bacalhau com boroa, como documenta a foto acima. PVP: 9€. Garrafeiras e Retalho.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário