segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Em Prova: Gouvyas Clarete Seco 2016

Clarete é um tipo de vinho que costuma ser considerado um vinho ligeiro. Tradicionalmente era um produto da fermentação de uvas tintas de pele mais escura com uvas tintas de pele mais clara (blend de Bordéus), mas hoje em dia há quem adicione uma percentagem de uvas brancas para aligeirar a cor e tornar o vinho mais macio, criando na verdade um palhete, mas designando-o na mesma como Clarete. 

É o caso deste Gouvyas Clarete Seco de 2016 da dupla Luis Soares Duarte / João Roseira (este último, o homem por trás do evento simplesmente... Vinho!) que contém 55% de uvas tintas e 45% de uvas brancas, do Douro, co-fermentadas em conjunto, com passagem apenas por  Inox.

Apesar de pertencer aos "tintos", a cor é muito aberta devido à elevada percentagem de uvas brancas no blend. É um vinho deliciosamente perfumado, cheio de fruta fresca vermelha (cereja, framboesa). Na boca, apresenta pouca extração, ou seja, com corpo ligeiro, mas muita frecsura e a tal fruta sumarenta a dar muita graça a todo o conjunto. Leve, mas sem ser em demasia, até com alguma "gordura" de boca, tem um final médio e pouco alcool como é apanágio neste tipo de vinhos  - 12º, o que faz com que o liquido na garrafa desapareça rapidamente. Trata-se de uma produção pequena e dificl de encontrar. Mas eu vou tentar arranjar mais, até porque com o calor a aproximar-se, é para ter umas caixitas deste vinho! PVP: 14€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário