terça-feira, 17 de abril de 2018

Em Prova: António Madeira Colheita 2015

António Madeira é um jovem francês de ascendência portuguesa, com as suas raízes junto à Serra da Estrela. Desde 2010, que tem explorado as vinhas velhas desta sub-região, tentando aplicar o modelo de Borgonha, produzindo vinhos extremamente elegantes e com o minimo de intervenção.

O António Madeira Colheita Tinto 2015 é um vinho produzido a partir de várias vinhas, onde existem muitas castas autóctones, em particular as castas Alfrocheiro e Touriga Nacional. 

Procurando expressar o terroir da Serra da Estrela, a intervenção foi minimalista (apenas utilizado enxofre). A fermentação alcoólica ocorreu em cubas abertas com pisa tradicional, utilizando o fermento da própria videira. Estagiou 18 meses em barricas usadas de carvalho francês.

O resultado é um vinho com muito pouca extracção, com um aroma delicioso, com fruta bonita, mas também um lado vinoso, que lhe confere muita graça. Cheira a vinho! Na boca é fresco, elegante, muito equilibrado, com a madeira totalmente integrada e com boa acidez, sendo um perfeito companheiro à mesa. Um vinho que apetece beber, nunca cansa e que a garrafa acaba rápido! PVP: 14€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário