O mote deste texto é inspirado num e-mail que recebi de uma agência de comunicação intitulado: "Vinhos Tintos do Alentejo: a escolha número um dos portugueses". O conteúdo remetia para um ranking da procura (supostamente) dos portugueses por bebidas, elaborado pelo KuantoKusta Supermercados, comparando preços de mais de 84 mil produtos de 11 supermercados. O resultado: 2 vinhos do Alentejo, o Encostas do Alqueva Tinto e o Guarda Rios Branco, ambos, claro está, vinhos de supermercado, completamente corriqueiros e muitas vezes com aquelas promoções "malucas" dos 70% de desconto...
Não acho importante identificar o vinho vencedor, quer branco, quer tinto - terá o seu valor com certeza, mas sim reprovar o texto enganador "Vinhos Tintos do Alentejo: a escolha número um dos portugueses". Eu sei que até é assim (O alentejo - que produz também grandes vinhos - é provavelmente a região preferida do consumidor de supermercado, pela rqp dos vinhos e facilidade de aquisição), mas não entendi o fundamento. E pior, perceber que se bebe muito mal em Portugal, quando há tantos e tantos bons vinhos por aí disponíveis, com identidade e a uma óptima relação qualidade-preço. E de várias regiões. Enfim.
Sérgio Lopes
Concordo com o texto acima, a muitos vinhos bons em todas as regiões de Portugal. O português acaba por pedir mais vinho alentejano mais por uma tradição e também por ser um vinho mais robusto, com mais taninos e também por um marketing feito anos anteriores. Os vinhos da Bairrada, por exemplo, no qual poucas pessoas gostavam, já esta agradando mais o consumidor. Voltando ao vinho alentejano temos que também ter em questão que é a região onde se produz uma variedade maior de marcas de vinhos, daí uma predominância de se consumir mais vinhos alentejanos. També concordo que há muitos vinhos alentejanos nas prateleiras dos supermercados, mas nos principais restaurantes do país, a lista de vinhos são geralmente vinhos que não se encontram nos supermercados.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário!
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