terça-feira, 24 de dezembro de 2013

NIEPOORTLAND para o Natal

 

Continuando na onda Natalícia e nos vinhos do Porto, deixo aqui a sugestão dos vinhos Niepoortland. Inspirado nos famosos gémeos Tweedle da Alice no País das Maravilhas, trata-se de um duo que poderá ser uma prenda de Natal interessante e diferente para o verdadeiro iniciante no mundo dos vinhos do Porto, para que numa primeira fase tenha contacto com as duas grandes divisões do vinho generoso, Ruby e Tawny. A partir daqui poderá ir explorando o seu caminho e partindo à descoberta de LBVs, vintages, colheitas ou blends...

O Ruby Dum resulta da lotação de vinhos provenientes de vinhas de baixo rendimento localizadas na zona do Cima Corgo, no vale do Douro. Os vinhos envelhecem em depósitos de madeira de grandes dimensões cerca de 3 anos nas caves em Gaia, antes de serem engarrafados. Cor vermelha carregada e densa. Aroma vibrante e fresco, com notas de fruta madura, equilibrado, com boa estrutura e fácil de beber. Acompanha bem sobremesas à base de chocolate, especialmente chocolate negro ou queijos suaves. 

O Tawny Dee envelhece em média 3 anos e meio em pequenas pipas de Vinho do Porto nas nossas caves em Vila Nova de Gaia, antes de serem engarrafados, mostrando discretamente o seu aroma de frutos secos. Esta elegância é reforçada pelos anos de experiência do nosso Master Blender, José Nogueira. Um Vinho do Porto complexo com cor de tijolo alourado, com aroma a nozes e fruto secos. Na boca mostra-se equilibrado, com fruta jovem e carácter adocicado, bem integrado num longo e agradável final. O Tawny Dee acompanha bem sobremesas à base de nozes, tartes de frutos ou leite creme queimado.

Ambos têm um preço aproximado de 5€, em garrafas de 37,5 cl. Acessíveis. Uma prenda diferente.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário