quarta-feira, 29 de maio de 2013

II Festival de Vinhos do Douro Superior - Qualidade a rodos

Já está. Terminou a 2ª edição do festival de vinhos do Douro Superior. Foram 3 dias bastante preenchidos, onde estivemos presentes e tentamos usufruir ao máximo de um evento que se está a tornar um caso sério no panorama dos certames vinícolas nacionais. Esplendorosamente produzida e dirigida pea Revista de Vinhos, organizada pela Cãmara de Foz Coa, foram mais de 60 produtores a apresentarem os seus vinhos, que puderam ser provados durante os 3 dias. O momento alto do festival foi a eleição dos melhores vinhos da sub-região, num concurso onde estiveram inscritos 160 vinhos, provados por um júri constituído por 21 especialistas na área vínica, provenientes de vários quadrantes, desde proprietários de garrafeiras, críticos de vinhos, jornalistas especializados,bloggers, entre outros. 


Dos 160 vinhos inscritos, um júri alargado escolheu os três vencedores de cada uma das categorias: brancos, tintos e Vinho do Porto. Quinta da Sequeira Grande Reserva 2011, branco, Quinta do Vale Meão 2010, tinto e Quinta de Ervamoira Vintage 2009, Porto vintage, foram os grandes vencedores da segunda edição do Concurso de Vinhos do Douro Superior. A tarefa não foi nada fácil porque a qualidade média dos vinhos era muito, muito alta! No total foram atribuídas 17 medalhas de Ouro, 18 medalhas de Prata e 30 medalhas de Bronze. Ainda assim foram vários os vinhos que, tendo pontuação para atingir uma medalha, ficaram de fora dos prémios por questões de quota de medalhas face ao total de vinhos.

Confesso que acabamos por não provar tudo o que queríamos, pois estivemos presentes nas 3 provas comentadas (de altíssimo nível) e também nas visitas à CARM e Duorom, que terão o seu merecido destaque, em breve. Relativamente às provas comentadas, destaco o nível qualitativo de todos os vinhos, bem como a excelente condução da prova por parte dos elementos destacados pela revista de vinhos. Resumidamente:

- Brancos de Terroir do Douro Superior: Uma prova com altos e baixos, onde foi possível verificar o incremento de qualidade nos brancos desta sub-regiao, onde a frescura se torna o elemento central.
- Vintages de Quinta do Douro Superior: Prova brilhantemente conduzida por Nuno Oliveira Garcia, onde deu para entender o papel fundamental que cada um dos single quintas provados pode ter no contexto do vintage da casa-mãe. Por outro lado, por si só, não deixam de ser vintages com uma qualidade fantástica, por ventura mais acessíveis. Muito boa esta prova.
- 20 anos de grandes tintos do douro superior: Provados grandes vinhos desde a actualidade até 1986, terminando com o Reserva Especial da Ferreirinha, que podia ter sido Barca Velha... Uma prova memorável, muito didática, uma vez que contou com a presença dos enólogos. Um enorme privilégio. Mais uma vez muito bem conduzida, desta feita por Luís Antunes, que conseguiu criar uma atmosfera de saudável debate à volta dos vinhos provados e da história da sub-região. Obrigado.

Adorei o bom ambiente sentido em todo o evento e a união de todos os produtores em torno da sub-região. O facto de existirem fortes laços históricos familiares e de amizade, seguramente que é uma mais valia. A região é de facto SUPERIOR e tem tudo para se destacar no panorama vinícola português. Ainda muito recente no que toca aos vinhos de mesa (historicamente ligada aos cereais, azeiite e mais tarde Portos) é já um caso sério face à qualidade elevada dos vinhos que estiveram em prova. Com um terroir único onde a altitude e as elevadas amplitudes térmicas são características comuns, é capaz de produzir vinhos onde a potência se alia a uma desconcertante frescura. Vinhos de terroir com longevidade.

Para o final fica a listagem dos medalhados com ouro, na presente edição:

Vinho Branco
Azinhate 2010 - H. Abrantes
Conceito 2011 - Conceito Vinhos
Quinta da Sequeira Grande Reserva 2011 - Mário Jorge Monteiro Cardoso
Valle do Nídeo 2011- H. Abrantes

Vinho Tinto
D. Graça Vinhas Antigas 2009 - Vinilourenço
Duorum Reserva 2009 - Duorum Vinhos
Palato Reserva 2011 - 5 Bagos
Pombal do Vesúvio 2009 - Symington Family Estates
Quinta da Leda 2010 - Sogrape Vinhos
Quinta do Vale Meão 2010 - F. Olazabal
Zom Touriga Nacional 2009 - Barão de Vilar


Sérgio Lopes

2 comentários: