quinta-feira, 16 de maio de 2013

Aneto Pinot Noir 2010


Ano: 2010

Produtor: Sobredos

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas: Pinot Noir

Preço Aprox.: 18€

Veredicto: Pinot Noir plantado no Douro, a mais de 500 metros de altitude, com 12 meses de estágio em barricas usadas de carvalho francês. É assim o ensaio de Francisco Montenegro, que procura perceber como se comporta no Douro esta casta rainha da Borgonha, capaz de produzir dos espumantes e vinhos mais complexos e reconhecidos mundialmente. E nada melhor do que um enólogo (neste caso também produtor) cuja assinatura é reconhecidamente a elegância e finura que caracterizam todos os seus vinhos, para o fazer.

O vinho foi provado em dois momentos. A prova começou curiosa logo de início pela cor apresentada, quase clarete, mas muito viva. No aroma, fruta fresca silvestre, leve abaunilhado da madeira, especiaria, frescura e elegância. Na boca, confirma a finesse tão característica de Francisco Montenegro, com taninos sedosos, corpo médio e final muito saboroso e requintado. Provado 2 dias depois, ganhou algum corpo adicional e ainda uma maior estabilização de conjunto. Muito bem.

Embora eu seja defensor em primeira instância das nossas castas autóctones, que tão bem se comportam no Douro (e noutras regiões) não posso deixar de saudar este ensaio 100% Pinot Noir, extremamente bem conseguido. Com menos alcool (14º) do que a colheita do ano anterior (15º) e um maior equilíbrio de conjunto (talvez fruto da constante afinação no processo e consistência da vinha) trata-se de um vinho gastronómico mas simultaneamente requintado e por isso versátil. Original e recomendado!


Classificação: 17

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário