segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Feira do Vinho do Dão - 21ª Edição


Apesar da crise, de jogar a selecção nacional de futebol, de eu ter sofrido alterações profundas a nível profissional e do anúncio de novas medidas de austeridade, nada como provar bom vinho rodeado de amigos... Foi isso que fizemos este fim-de-semana, onde nos deslocamos a Nelas para a 21ª edição da feira do vinho do Dão. Estreia absoluta para nós, pois por diversos motivos nunca nos tinha sido possível comparecer anteriormente. 

O objectivo da feira, que decorre no Largo do Município, é o de promover os vinhos do Dão. Para o efeito, a C.M. Nelas apoia os produtores que pretendem montar o seu estaminé e dar os seus vinhos a provar a um público alargado, disponibilizando-o ainda a preços mais atractivos.

È realmente uma mostra significativa do que se produz no Dão, embora não tivessem comparecido produtores como a Quinta da Falorca, Casa de Passarella, Quinta do Escudial, ou Barão de Nelas e casa Aranda. Mas estiveram presentes, entre outros,  os colossos Dão Sul, Borges e Sogrape, e por exemplo, Júlia Kemper, Pedra Cancela, Álvaro de Castro ou Fontes da Cunha (Quinta do Mondego).

Era impossível provar tudo... É verdade que também já conhecíamos muita coisa, sobretudo ( e graças a) com a enologia de António Narciso e foi por isso natural que acabamos por privar com os produtores a ele ligados: A simpática Raquel (que finalmente tivemos o prazer de conhecer), da Quinta Mendes Pereira e que tínhamos visitado aqui; Sir Eurico Amaral, da Quinta da Fata, visitada aqui; Peter Eckert da Quinta das Marias, visitada aqui, ou Christelle e Casimir da Silva, da Quinta Fonte do Gonçalvinho, visitada aqui. Quanto a estes dois últimos amigos, acho que acampamos à entrada do seu stand a deliciar-nos com o Inconnu...! Impossível resistir!

Destaco igualmente o excelente trabalho de dois Independente Winegrowers, nomeadamente Quinta dos Roques / Maias e Casa de Cello, com uma consistência e qualidade notáveis!

O balanço foi extremamente positivo. Houve bom vinho, calor e chuva com trovoada,  mas estranhamente provamos muito pouco. Ao invés, socializamos muito mais.

Notas finais:

1. Os nossos agradecimentos a Eurico Amaral que tinha a casa cheia (leia-se Quinta da Fata) e providenciou-nos alojamento, num solar da família, de elevada qualidade. Trata-se do Solar Ponces de Carvalho, uma casa senhorial, com 4 quartos apenas, mas com todo o luxo e tranqulidade. Mais informações AQUI.

2. Tivemos também a oportunidade de participar na inauguração de mais uma colaboração de António Narciso: Caminhos Cruzados, projecto que recupera uma adega de Nelas, produzindo vinhos com as castas das regiões, Rosé, Branco e Tinto, com a referência "Titular". Boa sorte para mais este projecto assessorado pelo Narciso. 


Sérgio Lopes



2 comentários:

  1. Temos pena que só tenha falado no vinho dos amigos,haveria concerteza na feira grandes vinhos que merecem comentário.

    ResponderEliminar
  2. Caro "anónimo", como referi acima, não consegui provar tudo, e aliás muita coisa ficou por provar... Tenho a certeza que existem outros vinhos (muitos) que mereceriam o nosso comentário, mas como referi, tal não foi possível. No entanto, este blogue preza pela isenção e apenas existe pelo puro prazer de provar e divulgar o bom vinho português. Assim, se o entender, teremos todo o gosto em que nos remeta amostras dos vossos vinhos, para terem o destaque devido.

    Fico a aguardar a sua resposta, na expectativa de na mesma constar a identificação do remetente.

    Cumprimentos,

    Sérgio Lopes

    ResponderEliminar