sábado, 12 de novembro de 2011

Margalha Tinto 2008

Ano: 2008

Produtor:  Ilex Vinhos.

Tipo: Tinto

Região: Alentejo

Castas: Syrah (45%), Aragonês (35%) e Touriga Nacional (20%).

Preço Aprox.: 4€

Veredicto: A Herdade da Margalha fica situada no limite Norte do Alto Alentejo, confrontando com o rio Tejo, no concelho do Gavião, distrito de Portalegre. Apresenta, por isso, um clima privilegiado para a cultura da vinha onde, ao calor intenso do sol alentejano se contrapõe a brisa fresca e húmida do vale do Tejo, que permite uma maturação equilibrada das uvas.

O vinho Margalha 2008, composto pelas castas Syrah (45%), Aragonês (35%) e Touriga Nacional (20%)., trata-se do entrada de gama da empresa. Não passa por madeira, sofrendo um estágio de 1 ano em cubas de aço inox, e posterior engarrafamento.

De cor ruby intensa, no nariz apresentou-se com um aroma bastante limpo, mas complexo, com a fruta vermelha madura a dominar, intercalada com suaves notas vegetais e algum floral. Na boca, sente-se mais a presença da fruta. Apresenta uma boa acidez e estrutura, terminando algo seco e de média persistência.

Macio, com taninos bem polidos, bastante equilibrado e harmonioso, com aptidão gastronómica, a um preço comvidativo. Bem feito. Para beber no espaço de 1, 2 anos.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 15

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário