sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Em Prova: Zarate Albariño 2017

Aos poucos vou conhecendo em número cada vez maior, os brancos de Alvarinho, produzidos por nuestros hermanos, nomedamente na Galiza - Albariño e tem sido uma agradável surpresa. A Bodega Zarate, localizada em Pontevedra,  foi um produtor pioneiro no Albariño  remontando ao século passado, quando começou a produzir esta variedade. Inclusive, Ernesto Zarate criou o Festival Anual de Albarino da região de Cambados, em 1953, que hoje é um dos eventos mais interessantes no que toca à mostra de vinhos Albariño.

Estando atualmente na 7ª geração e mantendo a tradição, Eulogio Pomares encontra-se à frente do projeto, mantendo e honrando a tradição dos seus antepassados. Hoje, o projeto não consiste só em alvarinhos, mas também outros brancos e inclusive tintos, de variedades autóctones da região.

O Zarate Albariño 2017 é provneiente de vinhas com 35 anos de idade e é o "entrada de gama" do produtor.. Não passa por madeira. Estagia sobre borras finas por 6 meses em depósitos de Inox. 

O resultado é um vinho mineral e citrino, cheio de frescura e alguma salinidade. Crocante na boca e com uma acidez limonada que lhe confere frescura também na boca, apresenta um bom volume. Termina longo e persistente. Muito equilibrado e cheio de sabor. 

Próximo dos nossos bons alvarinhos, com o bonus de conter apenas 12,5% de alcool. (Em Portugal 2017 foi um ano quente) PVP: 11,50€ Online.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário