terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Em Prova: Anselmo Mendes Parcela Única 2015


Poduzido por Anselmo Mendes, o Sr. Alvarinho, é portanto, um branco 100% feito de alvarinho, proveniente de uma só parcela (com mais de 20 anos de idade), com o objectivo de produzir um vinho, que revele a pureza da casta. Fermenta em barricas novas de carvalho francês, de 400 litros e estagia nas mesmas, durante 9 meses, sobre borras totais.

Aspetos técnicos à parte, dizer que estamos na presença de um vinho branco de nivel mundial. Muito fino e cheio de classe, forte mineralidade, com uma grande estrutura e acidez que lhe conferem uma enorme profundidade. É muito elegante e longo, conjugando a delicadeza sublime com uma boca enorme. Precisa de tempo, mas este 2015 está tão, tão bom, que é difícil resistir desde já. Repito, um vinho de nível mundial, capaz de se bater lá fora de igual para igual. Tem coleccionado menções honrosas cá dentro e lá fora e percebe-se o porquê. A apologia da elegância, com um nervo impressionante. PVP: 24€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Caro Sérgio,
    Eu gosto demais dos vinhos do Sr. Anselmo Mendes. São incríveis! Fiquei empolgado com sua descrição deste Parcela Única 2015. Minha tristeza: Custa-nos aqui no Brasil o equivalente a 100 Euros! Um absurdo.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar