sábado, 8 de junho de 2013

Soalheiro Primeiras Vinhas 2011


Ano: 2011

Produtor: Quinta de Soalheiro

Tipo: Branco

Região: Verdes (Sub- Região de Monção e Melgaço)

Castas: Alvarinho

Preço Aprox.: 15€

Veredicto: Fiquei em extase! Tinha bebido o Soalheiro Primeiras Vinhas 2010, no início de 2012 e fiquei maravilhado. Agora, finalmente, tive a oportunidade de me deliciar com o 2011 e confirmei a boa memória que tinha...aliás, reforcei-a - Este vinho é de outra galáxia! Adorei.

Soalheiro, é seguramente sinónimo de Alvarinho, mas quando provamos este vinho, esquecemo-nos da casta, para nos focarmos na complexidade e finura que o vinho apresenta. É claro, que é graças ao Alvarinho que o vinho é o que é, feito das primeiras vinhas da Quinta de Soalheiro, vinhas essas com mais de 30 anos, de produção biológica. Uma pequena parte fermenta em barricas, mas todo ele é maioritariamente inox. Está lá o perfil do Alvarinho Soalheiro, mas com outro requinte e sofisticação.

Este vinho é difícil de descrever. Cresce a cada copo, melhora a cada gole, impressiona a cada final de boca.

Desta vez, não estou para chavões sobre as notas de prova, apenas mencionar que é obrigatório beber este vinho antes de morrer. Um branco capaz de ombrear com qualquer branco internacional e capaz de transportar a casta Alvarinho e o vinho português para outra dimensão!

Aroma elegante, fino e complexo, corpo untuoso, mineral e fresco, final delicioso que nunca mais acaba e que apetece repetir.

São só 10.000 garrafas. O preço é tudo menos proibitivo, para a qualidade apresentada. Eu ainda tenho 2 exemplares (tinha 3, mas bebi 1). Dizem que é vinho que se devem guardar umas quantas garrafas, pois só vai melhorar. Eu acredito e subscrevo. Duvido é que vá aguentar não o beber nos próximos tempos...

Classificação: 18,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário