sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quinta de Santa Eufémia Vintage 2007 Vs. 1999


A Quinta de Santa Eufemia fica localizada em Parada do Bispo, próxima da Régua, perto da barragem. Trata-se de uma quinta de tradição secular, inicialmente e durante muitos anos, de venda de vinho a granel para as grandes caves de vinho do Porto. Fundada em 1864, nela podemos encontrar ainda o marco pombalino numero 27, o ultimo da primeira demarcação.

Situada na margem sul do rio Douro (a 300 metros de altitude), ao longo de mais de 45 hectares de vinha, neste momento,  é administrada pela 4ª geração, os bisnetos, que desde 1994, decidiram mudar o conceito, produzindo e comercializando vinho do Porto Branco e Tinto (Ruby e Tawnie), bem como vinho de mesa tinto, com marca própria.

Na visita efectuada, tivemos a oportunidade de provar os diversos vinhos, dos quais destacamos os brancos com idade (10, 20, 30 anos), como os mais equilibrados do seu portfolio. Contudo, não quisemos saír da Quinta de Santa Eufémia sem trazer dois vintages, um do famoso ano de 2007 e um outro de 1999, (o primeiro vintage a ser produzido na quinta) até para verificar as devidas diferenças. Eis o veredicto, após degustação "caseira":

Quinta de Santa Eufémia Vintage 2007

Apresenta uma cor granada, bastante fechada. No nariz, aroma a fruta vermelha fresca e madura, denotando alguma elegância. Na boca, é um vinho com bom corpo, sumarento, final de média persistência, com taninos firmes a provocar ligeira adstringência. Pareceu-nos que este vintage está mais próximo de um LBV ou mesmo de um Special Reserve. PVP 27€.

Classificação: 14

Quinta de Santa Eufémia Vintage 1999

Foi o primeiro vintage produzido na Quinta. Igualmente de cor muito fechada, no aroma apresenta-se muito mais complexo que o 2007. No início, estava muito contido, quer no aroma, quer na boca, mas lentamente foi abrindo, apresentando notas de fruta vermelha muito madura, quase em passa, especiarias e algum tabaco. Na boca, boa estrutura e final agradável e persistente. Talvez valha a pena ir bebendo-o ao longo dos anos e usufruir dos aromas terciários que poderão advir. PVP 21€.

Classificação: 14,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário