quarta-feira, 12 de junho de 2019

Radar do Vinho: Casa da Carvalha

Casa da Carvalha encontra-se localizada no concelho de Arganil, estando as suas vinhas situadas na zona mais a Sul da região do Dão. São três hectares de vinha, com exposição Sul e solo predominatemente xistoso, o que lhe confere um caracter peculiar, sobretudo numa zona onde reina o granito. As castas utilizadas são as típicas da região, nomeadamente Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e Alfrocheiro. Trata-se de uma vinha replantada em 2000, com o primeiro ano de produção apenas a ocorrer em 2005. O rosto por trás do projecto é Rita Andrade que trabalha em Lisboa, mas que aplica, juntamente com o seu marido, todo o o empenho no marketing e divulgação do seu querido projecto. 

Tivemos oportunidade de fazer uma mini-vertical dos vinhos Casa de Carvalha Tinto 2006, 2010, 2013 e 2014, para além da novidade 100% Jaen de 2015. Para além do tinto, está na forja o lançamento de um reserva titno e já no mercado, encontra-se disponivel, o primeiro rosé.
Da prova vertical, conclui-se que se tratam de vinhos muito elegantes e equilibrados, de corpo médio, e com uma longevidade comprovada. Vinhos que não apresentam um final muito longo (talvez seja o único ponto menos forte), mas plenos de sabor, que brilham à mesa e onde o solo xistoso do Dão lhes confere uma identidade peculiar. O Casa da Carvalha 2006 já com aromas terciários, mais complexo, mas mantendo a frescura; O 2010 (o meu favorito) um tinto na idade adulta, com todos os elementos em equilibrio, os 2013 e 2014 a entrarem na idade adulta, mas com vida pela frente, cada um reflectindo o ano - um com mais estrutura que o outro; e finalmente, na lógica de diversificação do projecto, o Jaen 2015 de uma vinha com 15 anos , também um dos meus favoritos, cheio de frescura, balsâmico e mentolado, com uma fruta muito bonita, mas também algum vegetal, a lembrar um pouco o estilo praticado no bierzo. Muito bem.
Os vinhos encointram-se disponiveis no El Corte Ingles a rondar os 7€, à excepção do Jaen que se aproxima dos 15€ e do qual foram produzidos apenas 1000 litros.
Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário