quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Bairrada Vinhos e Sabores 2017 - A nata dos produtores, muito por provar

Decorreu no passado fim-de-semana mais uma edição do Bairrada Vinhos e Sabores que junta no velódromo de Sangalhos (Anadia) a "nata" dos produtores da região da Bairrada, num encontro de proximidade entre as pessoas do vinho e os consumidores. 

Apenas consegui comparecer num dos dias e em jeito de balanço aqui ficam algumas considerações: Pareceu-me que o evento teve menos afluência de público que em outros anos (de novo apenas fui sábado) e fiquei um pouco desapontado por apesar de a Bairrada estar representada pelo que de melhor se produz na região, muitos dos produtores presentes não tiveram os seus melhores vinhos disponíveis para prova. Ora, se se pretende dinamizar a região e que o evento seja o veículo de promoção da mesma, deveriam estar presentes e à prova os melhores vinhos. E isso não aconteceu... 

Se o problema é disponibilizar os melhores vinhos num evento de carácter gratuito, então faça-se (por exemplo) um sistema de senhas que permita evitar a presença daqueles que procuram "copo cheio". Os que rela mente se deslocam para provar o melhor de cada produtor - provar, não beber- no qual eu me incluo, ficam um pouco desapontados. 

Ah, para mim o melhor vinho (provado) do certame foi o Sidónio de Sousa Garrafeira Tinto 2011, que ainda não se encontra à venda, mas que o produtor Paulo Sousa gentilmente trouxe para o evento. E ainda bem que o fez! È um garrafeira clássico da Bairrada, onde se conjuga potência com elegância, num final interminável. Algo que apenas se consegue em anos de excelência!

Sérgio Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário