segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Valle do Nídeo Reserva 2009 Tinto

Ano: 2009

Produtor: Miguel Abrantes

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas: Touriga Franca e Tinta Roriz

Preço Aprox.: 7

Veredicto: Miguel Abrantes é mais um daqueles jovens enólogos, em que a paixão que emprega à sua causa, começa finalmente (e felizmente) a dar frutos. Privamos com ele, pela primeira vez, no festival de vinhos do Douro Superior deste ano, onde foi consagrado com 3 medalhas - Ouro para os brancos Azinhate 2010 e Valle do Nídeo 2011 e Bronze para o tinto Azinhate Reserva 2007. 3 medalhas num concurso com mais de 160 vinhos em prova, é obra...! E com a qualidade média dos vinhos apresentados, todos do excepcional terroir do Douro Superior. Mas a sua humildade, simplicidade, simpatia e acima de tudo competência, merecem tal distinção.

O vinho é produzido apenas das castas Touriga Franca e Tinta Roriz, sofrendo um estágio de 6 meses em carvalho americano novo. Desta feita, não existe Touriga Nacional no lote (como habitualmente nos 3 'Ts' do Douro).

Cor Ruby intenso. Aroma complexo com predominância dos frutos vermelhos bem maduros, ameixas, amoras, framboesas. Notas de baunilha e especiarias. Leve toque floral. Na boca mostra-se frutado e muito macio. Fresco, elegante e estruturado com taninos firmes, apresenta alguma secura, o que lhe confere pendor gastronómico. O final é longo e persistente.

Belo exemplar do Douro Superior, com "tudo no sítio".

Classificação Pessoal: 15,5


Lucinda Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário