sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Borges Reserva Branco 2007

Ano: 2007

Produtor: Vinhos Borges

Tipo: Branco

Região: Dão

Castas: Encruzado.

Preço Aprox.: 7€

Veredicto: Quem diz que os brancos só podem ser bebidos jovens, está redondamente errado. O dão é região de eleição para Brancos elegantes e que evoluem em garrafa, ainda para mais se produzidos comva casta Encruzado, uma casta que apresenta resultados fantásticos de elegância e fineza, para além de capacidade de envelhecimento em garrafa..

Depois de provarmos e comentarmos o Borges Reserva 2009, decidimos experimentar o seu irmão mais velho, o de 2007. Enquanto que no reserva 2009, a Malvasia Fina faz companhia ao Encruzado, na versão de 2007 temos 100% encruzado e o resultado é igualmente muito bom.

Trata-se de um vinho límpido, de cor amarelo palha, quase translúcida, com lágrima persistente. No nariz dominam as notas minerais, a frescura, mas também se encontram ainda que mais levemente os aromas citrinos. Elegância e fineza, é aquilo que se sente no primeiro contacto com o vinho. Na boca é untuoso, com corpo e estrutura, mas mantendo-se sempre muito fino. Apresenta uma bela acidez que lhe confere uma frescura ainda invejável. O final é longo, muito agradável e persistente.

Um branco que está num momento fantástico de prova, mas que ainda se pode guardar. Até ao final deste mês, encontra-se em promoção na garrafeira Wine O' Clock, ao preço de "pague 1, leve 2". É comprar antes que esgote...!

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário