quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Essência do Vinho 2012 - Balanço


Mais uma edição do evento Essência do Vinho, no majestoso Palácio da Bolsa, no Porto que terminou. Voltamos a marcar presença, mais uma vez. Passamos pela EV2012 na 5ª e 6ª feira, dias mais calmos e para provarmos este ano apenas algumas coisas. Sim, estas andanças tornaram-nos muito mais selectivos, aprendemos a provar melhor (e não beber) e assim usufruir mais do evento.

O balanço foi positivo no que toca à nossa passagem pelo evento uma vez que pudemos privar com alguns produtores e partilhar algumas coisas maravilhosas e unicas. Por outro lado, de ano para ano, parece que o evento se torna um pouco repetitivo. Muito dos produtores mais conceituados voltaram a trazer os mesmos vinhos / gamas, por vezes até os mesmos do ano passado!

Assim, este ano fugimos dos tradicionais produtores que são os grandes Icons e fomos à procura de coisas novas e confirmações de outras que têm vindo a criar impacto no mundo vinícola recente.

Cruzamo-nos com muita gente que já vamos conhecendo e com quem foi interessante passar algum tempo, entre eles, o grande Mário Sérgio que estava de visita à feira, o Francisco Montenegro, a Ana Urbano da Messias, entre outros, inclusivé alguns fanáticos como nós por estas andanças, tais como o Fred ou o Carlos.

Destaques (vinhos provados):
- Quinta da Sequeira Branco 2011
- Alves de Sousa reserva pessoal Branco 2003
- Quinta da Falorca Garrafeira 2004
- Sidónio de Sousa Garrafeira Baga 2005
- Choche Niepoort Branco
- Blog, Tiago Cabaço
 - Crasto old vines 2009
-  KOPKE white 30 anos
- Grahams colheita 69
- Grahams colheita 52
- ... Grahams 1882!!!!

Destaques (Produtores)

- Herdade do Portocarro
- Quinta da Falorca
- Terras D'Alter
- Herdade do Peso
- Quinta da Sequeira
- Quinta dos Avidagos
- Marka

Para o ano há mais!

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário