quarta-feira, 27 de julho de 2011

Quinta de S. Sebastião Reserva 2008

Ano: 2008

Produtor: Quinta de S. Sebastião

Tipo: Tinto

Região: Lisboa (Arruda dos Vinhos)

Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Merlot, Syrah

Preço Aprox.: 12,5€

Veredicto: Vinho tinto, produzido na Quinta de S. Sebastião, das castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Merlot e Syrah, sofrendo um estágio em meias barricas de carvalho francês de cerca de 1 ano. Depois de termos provado e comentado o único branco e o tinto Mina Velha (entrada de gama) percebemos o porquê de ser um terroir que permite obter vinhos com uma identidade própria e fazer renascer a zona de Arruda dos Vinhos. A quinta situa-se protegida pela montanha, mas em simultâneo toma partido do ar marítimo somente a 20 km de distância, o que lhe permite obter uma frescura característica. O resto, é uma questão de estilo, bem patente e diferenciador nos vinhos provados.

Para este reserva, antes de mais é aconselhável decantá-lo para usufruir dele na sua plenitude, pois vai evoluindo ao longo da prova.

De cor ruby intensa. No nariz, notas florais, aromas a frutos vermelhos e alguma tosta da madeira. À medida que vai evoluindo no copo começam a aparecer notas de especiarias, algum fumo e chocolate, o que na boca se confirma. Apresenta uma boa estrutura, uma bela acidez, com taninos firmes mas suaves, num corpo elegante e de final longo. Ainda que um pouco seco, as notas de cacau tornam-o equilibrado e muito saboroso.

Claramente o vinho mais complexo da Quinta de S. Sebastião, mas também o mais conseguido e equilibrado. Sendo um vinho gastronómico, é versátil dadas as suas características e equilíbrio. Um belo exemplar da região de Lisboa.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário