sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quinta das Maias Jaen 2000

Ano: 2000

Produtor: Quinta das Maias

Tipo: Tinto

Região: Dão

Castas: Jaen

Preço Aprox.: 20€

Veredicto: A casta Jaen, típicamente plantada no Dão, é quase na totalidade das vezes utilizada como casta de blend, com outras castas autóctones da região. Será uma casta de "enchimento". Foi por isso com alguma surpresa que provamos o Quinta das Mais Jaen 2009, exemplar mais recente, deste monocasta singular. As uvas deste vinho provém de duas únicas parcelas da Quinta, que segundo o produtor, por uma qualquer razão inexplicável produzem um Jaen diferenciador e de extrema qualidade, tanto é que a aposta recai em utilizá-lo como monocasta para este vinho. São apenas dois talhões. O 2009 mostrou-se ainda desiquilibrado. O Jaen não aguenta muita madeira, por isso ainda está numa fase em que o floral e herbáceo estão de um lado, a madeira do outro, bem presente. Mas são vinhos do Dão. Por isso, vinhos para ter paciência... Por essa razão, foi-nos proporcionado o desafio por parte do produtor em provar o exemplar de 2000 para verificar a sua evolução. Provamo-lo esta semana.

De cor ruby, com notas de evolução (meio atijolado), no nariz, mostrou um aroma bastante complexo, elegante e harmonioso. Uma frescura impressionante que se confirma na boca, notas de chocolate e florais, madeira bem integrada.  Na boca, não é muito encorpado, mas sim suave. Termina relativamente médio e com alguma secura.

Impressionante a frescura que apresenta para um vinho com 12 anos (!). Os anos de evolução apenas o tornaram melhor, na medida em que permitiu integrar todos os seus elementos, harmoniosamente. È no entanto, um vinho com pouco corpo, leve e relativamente curto. Por isso, controverso. Um vinho que ou se gosta muito, ou dificilmente se aprecia. Não sendo o nosso estilo, vale a pena experimentar. Realmente diferente, com potencial de guarda e até porque não dizê-lo um vinho "feminino"...

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário