terça-feira, 25 de novembro de 2014

Thasos Moscatel Setúbal 2008

Ano: 2008

Produtor: Caves Velhas

Tipo: Moscatel

Região: Setúbal

Castas: Moscatel

Preço Aprox.: 4,99€

Veredicto: Talvez eu esteja mal habituado aos moscatéis da José Maria da Fonseca - fascinantes, ou da Bacalhoa. Isso faz com que quando provamos algo do mesmo tipo, surjam as inevitáveis comparações. É claro que seria injusto comparar este Thasos com um Colecção Privada da JMF, por exemplo. São campeonatos distintos. Mas quando comparo este vinho com por exemplo o Moscatel da casa Dona Ermelinda, que se encontra na mesma gama de preço, a desilusão é grande.

O vinho até tem uma cor bonita e um aroma interesante, com aquelas notas de laranja e meladas. Mas na boca é um "xarope", muito doce (para o meu gosto pessoal), caramelo à farta, mesmo a uma temperatura bastante fresca. Achei realmente um pouco enjoativo.

Uma desilusão No entanto, talvez se "safe" num mercado Angolano ainda pouco maduro neste tipo de vinhos.


Classificação Pessoal: 13,5


Sérgio Lopes

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Vintage DOW's 2011 melhor do ano para a Wine Spectator!



A Wine Spectator, que publica desde 1988 anualmente um top daqueles que são para os seus editores os 100 “vinhos mais emocionantes do ano”, já revelou os vinhos que ocupam os primeiros 10 lugares das suas escolhas de 2014.

O melhor do ano para a prestigiada publicação é o Vintage de 2011 da casa Dow’s.

Em 3.º lugar, aparece o vinho Douro Chryseia 2011. Em 4.º lugar, figura o vinho Quinta do Vale Meão Douro 2011. Ambos do Douro.

Um vintage e dois tintos, do Douro, no Top 5 da prestigiada revista. Uau!

Isto prova o extraordinário ano que foi 2011, bem como o trabalho notável e qualidade dos vinhos da região do Douro. Portugal está finalmente no mapa mundial do vinho...! Parabéns a todos os que contribuíram e contribuem para este enorme sucesso. 

Sérgio Lopes