quarta-feira, 20 de março de 2013

Riso Tinto 2010


Ano: 2010

Produtor: Herdade Monte do Vau

Tipo: Tinto

Região: Alentejo

Castas: Touriga Nacional, Sousão

Preço Aprox.: 11€

Veredicto: Ás portas de Beja, junto ao rio Guadiana, fica situada a Herdade Monte do Vau. Projecto pessoal do portuense Miguel Sousa Otto que nas suas caças de perdiz se enamorou pelo local, decidindo-se pela compra do mesmo e dando início à produção de vinho. Neste momento são 5,5 hectares de vinha plantados em 2008 com o objectivo de fazer vinhos de qualidade. Serão sempre produções pequenas para o mundo Alentejano, nunca ultrapasando a meta dos 15 hectares

Este Riso de Sousa Otto & Friends, cujo nome remete para a atitude optimista de quem pretende fazer vinhos de qualidade, é maioritariamente composto por Touriga Nacional (84%), sendo inesperadamente a casta Sousão que compõe a restante percentagem do lote, O Sousão que se encontra sobretudo no Douro (ou na região dos Vinhos Verdes como Vinhão) faz aqui a sua estreia absoluta no Alentejo! Miguel Sousa Otto acredita que a casta em lote com a Touriga ajudará a que o vinho tenha um maior equilíbrio e longevidade. 

E de facto o vinho é uma agradável surpresa. De cor ruby, com laivos avermelhados, o aroma é dominado pela fruta e alguns toques florais, tudo em grande harmonia. Na boca, surpreende pela finura, leveza e boa acidez, que lhe confere uma grande frescura. Com um bom volume de boca, termina persistente e longo.

Um vinho muito diferente do que é habitual encontrar no Alentejo, com uma combinação invulgar de Sousão e Touriga, original nestas bandas. Para ir acompanhando com muita atenção.

Classificação: 16,5


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário