segunda-feira, 2 de julho de 2012

José de Sousa Tinto 2010

Ano: 2010

Produtor: José Maria da Fonseca

Tipo: Tinto

Região: Alentejo

Castas: Trincadeira, Aragonês e Grand Noir

Preço Aprox.: 7,49€

Veredicto: José de Sousa é a marca produzida no Alentejo, mais propriamentevinho em Reguengos de Monsaraz. Produzido à base de Grand Noir (45%), Trincadeira (35%), e Aragonês (20%), pequena parte fermentou em ânforas de barro e o restante em cubas de inox a uma temperatura de 28ºC. 30% do lote envelheceu em carvalho novo americano e francês.

Já tínhamos provado a colheita de 2009, durante a nossa visita à JMF. Agora, tivemos a possibilidade de provar a novíssima colheita de 2010.

De cor rubi, com laivos acastanhados, o aroma é bastante complexo. Muito forte a presença de fruta super madura (quase que parecem "uvas pisadas"). Presença igualmente de especiarias, tabaco, baunilha da madeira bem casada. Na boca, os taninos são suaves. Novamente uma presença bem forte da fruta. Termina longo e persistente.

Expressando o "terroir" do Alentejo e os métodos tradicionais de feitura do vinho, é bem diferente do habitual. Estranha-se um pouco, mas penso que vale a pena experimentar. Não é seguramente para todos os gostos, mas pela diferença, provem-no. Liga melhor com pratos de caça, ou queijos relativamente fortes.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação: 15,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário