quinta-feira, 18 de maio de 2017

Da minha cave: Quinta de San Joanne 2000

Os vinhos Quinta de San Joanne são provenientes de Amarante. João Pedro Araújo é o produtor que também produz no Dão, sob a chancela Quinta da Vegia. João é um dos incorfomados da região dos vinhos verdes e daqueles que desde o inicio defendeu (e provou) que a região é capaz de produzir grandes vinhos brancos.

Em prova (directamente da cave do produtor e não da minha, após uma visita à quinta) temos o Quinta de San Joanne 2000 que era conhecido por barricas, mas rapidamente se tornou em "Escolha", deixando de ter passagem por madeira. As castas vão sendo escolhidas consoante o ano (Avesso Alvarinho, Trajadura, Loureiro) com o objectivo de produzir vinhos de guarda.

E comprova-se a excelente evolução deste vinho branco com 16 anos, apresentando uma oxidação muitissimo boa: Notas de mel e frutos secos, mas sem perder fulgor e frescura. Boca muito apetecível, acompanhando na perfeição os filetes de polvo com salada russa do restaurante Estrada Real, que recomendo vivamente. Bem haja João Pedro!

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário