sexta-feira, 15 de março de 2013

Sidónio de Sousa

De volta às eno-visitas, desta feita para falar do produtor Bairradino Sidónio de Sousa. Fomos recebidos pelo viticultor Paulo Sousa que está ao leme de um projecto centenário e cujo expoente máximo são os seus Garrafeiras, de baga... pois claro. São 11 hectares de vinha, plantadas com as castas Baga, Touriga Nacional, Merlot - nos tintos e Bical, Maria Gomes e Arinto - nos Brancos. Visitamos as vinhas e o local onde existiam vinhas velhas com mais de 90 anos, da casta Baga, que tiveram de ser cortadas...! Foi uma opção difícil de tomar, mas necessária, tal como informou Paulo Sousa. Por isso, o último Garrafeira com uvas dessas vinhas velhíssimas é o lendário Garrafeira 2005. Para além dos tintos Merlot, Reserva (Touriga Nacional + Baga) e os Garrafeira, a aposta é agora mais forte também nos espumantes, ou não estivessemos numa região famosa pelo vinho borbulhante, pelos melhores e piores motivos. O método de vinifcação é tradicional, com recurso a Lagar e utilização de tonéis de madeira de carvalho nacional, de diferentes volumes (4000, 2500 e 3000 litros). Aqui ficam algumas fotos da visita:

As Vinhas
A Adega
A Garrafeira particular
Relativamente aos vinhos provados, começamos pelos espumantes: O Rosé de 2009 e de 2010, feitos ambos 100% de Baga. O 2010, muito mais bem conseguido que o 2009, o que mostra clara melhoria no processo e a evolução desejada - muito mais aromático, mais apurado e delicado, bolha mais fina. Gostei. Depois o branco, feito de Bical, Maria Gnmes e Arinto, naturalmente mais gastronómico que o Rosé. De seguida o espumante tinto bruto super reserva, também ele  100% Baga. Muito bom. Para finalizar, o mesmo espumante tinto, mas de 1999...Uau! Gastronómico, elegante, complexo, excelente. 

Depois da prova dos espumantes, desafiei o Paulo para nos dar a provar o lendário Garrafeira 2005. Não queríamos saír dali sem ter o prazer de provar tal néctar. Voltamos à garrafeira particular sem saber o que nos esperava, quando eis que Paulo Sousa nos surpreende e retira nada mais nada menos que:

Garrafeira 1997
Garrafeira 1988
Que enorme privilégio! Foi um resto de tarde, prolongado até à noite, à volta destes dois vinhos, sublimes, impossíveis de descrever. São estes momentos, únicos e irrepetíveis, que perduram pela vida fora. É fantástico constatar que vinhos com tanta idade (16 e 25 anos respectivamente) só melhoraram com tempo. São deliciosamente complexos! Obrigado Paulo! After all, that's Bairrada!

Finda a visita e efectuadas as respectivas compras, talvez imersos na beleza do momento vivido durante a tarde, com a provas dos Garrafeira, adquirimos uma double magnum do Garrafeira 2005, que por lá ficou, pois é o melhor local para guardar tal preciosidade que será alvo da nossa atenção, quem sabe, daqui por 20 anos, ou mais...

Obrigado ao Paulo pelos momemtos inesquecíveis!

Vinhos Sidónio de Sousa
Largo da Vila, 302
3780-128 Sangalhos
Anadia
GPS: 48º 29' 24,5" N
          8º  28' 07,1" W
Tel: 234746121
Telm: 966597194
Mail: vinhos.sidonio@sapo.pt


Sérgio Lopes

3 comentários:

  1. é uma pena, mas há que olhar en frente agora... os garrafeiras de 95 e 97 ainda recentemente os encontrei numa carta de restaurante... não me lembro do preço mas não era particularmente alto.

    ResponderEliminar
  2. claro. mas ainda há na garrafeira campo de ourique alguns garrafeira antigos e de facto a preços relativamente sensatos. é usufruir enquanto há!

    ResponderEliminar
  3. Caro,
    Acabei de adquirir garrafas do espumante tinto super reserva bruto 1999 e também do Sidonio de Sousa Garrafeira 2000. Espero que ainda estejam em forma. Qual a sua opinião?
    Saudações,
    Flavio

    ResponderEliminar