terça-feira, 12 de março de 2013

Herdade do Portocarro Tinto 2008

Ano: 2008

Produtor: Herdade do Portocarro

Tipo: Tinto

Região: Península de Setúbal

Castas: Aragonês, Alfrocheiro e Cabernet Sauvignon

Preço Aprox.: 8€

Veredicto: A Herdade do Portocarro, do produtor José Mota Capitão, localiza-se entre a fronteira dos distritos de Setúbal e Évora, paredes meias com a Ribeira do Sado, é rodeada pelo verde dos arrozais, com a vinha imbutida num horizonte difícil de esquecer, e cuja qualidade das colheitas faz desta herdade, ano após ano, uma das mais reconhecidas da região.

O primeiro contacto que tive com os vinhos do produtor foi na Wine O Clock onde conheci o fabuloso "Cavalo Maluco". Entretanto já provei o seu 100% sangiovese - Anima, igualmente desconcertante. Curiosamente, faltava-me o vinho de "entrada", cujo nome é o mesmo da propriedade, Herdade do Portocarro.

Da colheita de 2008, é produzido através de uma combinação de castas invulgares - Aragonês, Alfrocheiro e Cabernet Sauvignon. De cor ruby, viva, apareceu extremamente especiado e com predominância de fumados e tosta da madeira, no nariz. No dia seguinte, já se mostrou muito mais harmonioso. Certamente que a tosta da madeira e o carácter especiado se mantiveram, mas já apareceram notas de frutos pretos a acrescentar complexidade ao conjunto. Na boca, apresenta uma boa estrutura, alguma componente vegetal e um final agradável e de boa persistência, terminando ligeiramente especiado.


Um vinho que necessita de mais algum tempo, seguramente, em cave, para se mostrar. Gastronómico e singular, prova que em terra de arrozais é possível fazer bom vinho, com longevidade e diferenciação.


Classificação: 16




Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário