quarta-feira, 5 de junho de 2013

Quinta da Lixa brilha no concurso "Best Of Vinho Verde"


Os melhores vinhos da região dos Vinhos Verdes estiveram a concurso, num certame organizado há mais de 25 anos pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e que cuja edição de 2013, decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto. Ao todo, foram premiados 91 vinhos, 12 dos quais com ouro, 13 com prata e 58 com o troféu Verde Honra. 

Os Best Of, o mais alto galardão dos Melhores Verdes, atribuído por um júri internacional composto por especialistas provenientes dos principais mercados de exportação – EUA, Alemanha, Brasil, Canadá, Suécia, Reino Unido e Suíça – a que se junta um representante do mercado nacional, são, em 2013, dominados pela casta Loureiro, que coloca três vinhos no top 6 de um dos mais antigos concursos de vinhos do país.

A Quinta da Lixa, localizada na sub-região do Sousa, com 10 hectares de vinha, está representada com dois vinhos nos Best Of: o QL- Aromas das Castas branco, um blend Alvarinho/Trajadura já premiado internacionalmente no Concurso Mundial de Bruxelas, e o Quinta da Lixa Loureiro, obtido a partir exclusivamente da casta que lhe dá nome. Aliás, a Quinta da Lixa, foi galardoada nada mais nada menos, com 10 medalhas (!) neste concurso. Bravo!

Outro Loureiro premiado pelo júri internacional é o Casa de Vilacetinho, produzido em Alpendorada, na sub-região de Amarante, numa propriedade de 30 hectares de vinha que também alberga uma elegante e histórica casa dos séculos XVII e XVIII. De Arcos de Valdevez, na sub-região do Lima, veio outro monovarietal Loureiro também galardoado com o troféu Best Of: o Casa da Senra, produzido pela Abrigueiros.

O vinho Regueiro Secreto, produzido, na sub-região de Monção e Melgaço, na Quinta do Regueiro, em Alvaredo, foi outro dos galardoados com "Best Of". Finalmente, produzido por José Manuel Bernardes, em Castelo de Paiva, na sub-região de Paiva, o Quinta de Valetruto, da casta Arinto, a ser escolhido pelo júri internacional para pertencer ao lote dos melhores entre os melhores do concurso da CVRVV.

De destacar nesta edição, por um lado,  a consagração da casta Loureiro, por outro lado, o surgimento de novos jovens produtores, a trazer à ribalta o carácter das sub-regiões, bem como a especificidade dos monovarietais (Arinto, Avesso, Loureiro, Alvarinho, Azal, entre outros).

Pode consultar a lista completa dos medalhados, AQUI.


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário