quarta-feira, 26 de junho de 2013

Abandonado Tinto 2009

Ano: 2009

Produtor: Domingos Alves de Sousa

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela e Outras

Preço Aprox.: 69€

Veredicto: Foi o vinho que bebi no meu jantar de aniversário, ontem. A expectativa era enorme, pois sou um apaixonado por este vinho, feito por Tiago Alves de Sousa. Estava sublime,deliciosamente complexo e desafiante, um jovem imberbe, que dá muito prazer, desde já, mas que o tempo de garrafa o fará ainda mais celestial.

"Uma vinha a passar os 80 anos de idade, com várias falhas derivadas de um parcial abandono durante alguns anos. Numa zona de intensa exposição e com enormes afloramentos de xisto à superfície onde nem uma única erva subsiste. As gentes da Quinta depressa a apelidaram de “Vinha do Abandonado”. Durante anos tentamos recuperar a vinha e replantar as videiras desaparecidas. Até que desistimos. Apesar de todo o nosso cuidado apenas as cepas mais velhas eram capazes de subsistir em condições tão extremas. Em 2004 decidimos isolá-la pela primeira vez na adega da Quinta da Gaivosa. Revelou imediatamente uma personalidade e carácter únicos. Decidimos engarrafá-lo em homenagem às igualmente únicas vinhas velhas do Douro, que um dia desaparecerão. Hoje as celebramos."




Tenho dificuldade em falar sobre este vinho, pois é um autêntico recital de deliciosa complexidade. Fruta preta deliciosa, mentolado, fumo, frescura, estrutura, taninos hiper sedosos -  de veludo... Final interminável e a pedir novo copo.  Cheio de vigor e simultaneamente finesse. Magnífico!

Um dos vinhos melhor pontuados quer nacional, quer internacionalmente e uma verdadeira obra-prima. Um diamante por lapidar.

Classificação: 19

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário