segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Radar do Vinho: Os Blog do Tiago Cabaço

Aproveitando um fim de semana menos agitado, venho reportar um dos dias mais fabulosos deste ano, que se passou há meio ano, a 12 de abril. O início foi muito madrugador, em Vila do Conde para me juntar ao Sérgio Costa Lopes e rumarmos a Estremoz de forma a nos juntarmos ao núcleo duro dos Cegos que já estava há dois dias pelo Alentejo em provas. 

Assim lá pelas 10h já estávamos à porta da Adega da Tiago Cabaço Wines. O que se seguiu foi fenomenal. Fomos visitar a adega incluindo uma prova diretamente das barricas, onde percebemos que se quisessem fariam vinhos monocastas de grande qualidade (ao nível dos Blogs). O tema principal da visita foi uma prova do Blog de rótulo preto com Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah. Segundo as minhas notas de prova:

Blog 06 - Aroma e sabor muito bom e com intensidade e acidez (18)
Blog 07 - parecido com o 06 mas aroma não tão bom (17,5)
Blog 08 – muito parecido com o 07 (17,5)
Blog 09 - um pouco mais de potência (17,5-18)
Blog 10 - mais adstringente (17)
Blog 11 - muita potência e classe (18-18,5)
Blog 12 – um pouco inferior (17,5)
Blog 13 - muito parecido com o 11, é impressionante estar já tão pronto para ser bebido, ainda sem estar à venda e por isso sem rótulo na fotografia (18-18,5).


Depois da vertical, almoçamos umas bochechas de porco com a restante gama do Tiago Cabaço. Não tirei notas mas queria destacar dois vinhos:
- O Tiago Cabaço Vinhas Velhas 2013 Tinto, um vinho com uma excelente relação qualidade/preço, já chegou a ganhar uma prova cega que organizei de vinhos até 15€;
- O Blog Bivarietal de Alicante Bouschet e Syrah (Rótulo castanho) 2013 que estava brutal, que juntamente com o outro Blog 2011 foi o único que comprei (por isso não estranhei quando uns meses depois ganhou o prémio de melhor vinho tinto de lote de todos os vinhos que estavam em exibição no Decanter World Wine Awards (provavelmente o concurso mais conceituado do mundo).

A tarde e a noite foi uma outra orgia vínica mas isso fica para outro post.

Duarte Silva (WineLover)

Sem comentários:

Enviar um comentário