segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quinta do Encontro

Após a visita ao produtor Campolargo, ainda tivemos tempo de fazer uma visita à Quinta do Encontro, bem nas proximidades. A própria Joana Campolargo teve a gentileza de nos levar ao local, o que prova a relação extremamente salutar entre produtores da Bairrada, numa lógica de promoção conjunta da região. Chegados ao local, já no final da tarde, fomos recebidos pelo João Carvalho, que nos fez uma visita guiada pelas instalações.

Ao contrário de por exemplo o Campolargo, que se trata de um produtor familiar, aqui estamos na presença de um projecto totalmente virado para o enoturismo. A Quinta do Encontro situa-se paredes meias com o produtor Campolargo, portanto na Anadia, coração da Bairrada, sendo propriedade da empresa Global Wines / Dão Sul, empresa que contempla várias adegas espalhadas por diferentes regiões vinícolas portuguesas. A Quinta do Encontro é o projecto de Enoturismo da região da Bairrada.

A adega trata-se de um projecto arquitectónico moderno, sobressaindo devido à sua forma cilíndrica, fazendo lembrar uma barrica de madeira. Linda. Tivemos o privilégio de visualizar o pôr-do-sol e digo-vos que é maravilhoso. Assim que entramos, existe uma grande montra / loja de todos os vinhos da Global Wines, de todas as regiões, que podem ser também consumidos no restaurante existente, a preços iguais aos da loja. O restaurante é Gourmet mas pensado para sobretudo permitir harmonizar os vinhos do grupo, com a comida, a preços aceitáveis.

A adega não possui escadas, mas apenas rampas em espiral à volta do edifício, inspiradas nos saca-rolhas.

Subindo a rampa ao lado da loja temos acesso a uma sala oval multiusos, que ocupa todo o andar superior do edifício, envidraçado, com uma vista fabulosa para os vinhedos e serras circundantes.

Descendo a rampa, dá acesso à adega, que está totalmente equipada com moderna tecnologia de vinificação. à medida que vamos descendo, vamos nos aproximando das cubas de estágio que estão colocadas no centro do edifício, portanto, circundando-as. Chegados lá baixo, em volta delas, num corredor lateral que contorna todo o edifício, estão as barricas de madeira onde estagiam os vinhos (tintos e espumantes).

Finda a visita e de volta à loja, provamos os seguintes vinhos, de uma selecção não propriamente só da Bairrada, mas também de algumas regiões onde a Global Wines está presente:

Quinta do Encontro 2009 Branco
Bical (Bairrada)
Um vinho branco leve e despreocupado com uma excelente relação qualidade preço (3,60€).

Monte da Cal 2008 Branco
Antão Vaz e Viognier (Alentejo)
Um vinho branco "quente" do Alentejo. Bastante agradável.

Encontro1 2009 Branco
Bical e Maria Gomes (Bairrada)
Com 6 meses de madeira, eu achei este vinho excelente. Muito bom mesmo.

Quinta do Encontro 2008 Tinto
Merlot e Baga (Bairrada)
Um vinho leve e gastronómico qb com uma excelente relação qualidade preço (3,60€).

Flor das tecedeiras 2008 Tinto
(Douro)
Um tinto do Douro com um perfil mais internacional.

Preto/ Branco Reserva 2008 Tinto
Touriga Nacional, Baga e 5% de Bical (Bairrada)
Um tinto com 9 meses de barrica, ainda um pouco fechado, com a curiosidade da inclusão de 5% de bical no seu lote, o que não é usual. Vai certamente evoluir em garrafa.

Resta-nos agradecer ao João Carvalho pela gentileza e amabilidade de nos ter recebido, um pouco fora de horas. Certamente voltaremos!


Morada: Quinta do Encontro
São Lourenço do Bairro
3780-179 Anadia
GPS: 40.440766,-8.489546
Telefone: (+351) 231 527 155
Telemóvel: (+351) 91 5351 747
Fax: (+351) 232 961 203


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário