sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sobredos - Vinhos Aneto (e bétula)

A nossa visita ao Douro começou pela empresa Sobredos, mais propriamente, a empresa familiar do grande enólogo Francisco Montenegro, criador dos fabulosos Aneto e Bétula. A Sobredos faz ainda  parte de uma associação de pequenos produtores do Douro, denominada Douro4U, que investe na promoção dos mesmos.

Chegamos à Régua no final da manhã e o F. Montenengro veio-nos buscar, levando-nos até à adega onde são feitos os vinhos, mais propriamente, em Barró, concelho de Resende. Pelo caminho, ainda nos mostrou os projectos da nova adega que pretende construír em breve, para fazer face ao aumento de produção e obter outras condições para continuar a desenvolver a sua paixão. Também está pensada a remodelação de um imóvel rural, para eno-turismo / Turismos rural.

Barró é a última freguesia de Resende, portanto na fronteira da região dos vinhos verdes e é dessa zona que provêm as uvas com que são produzidos os brancos Aneto, bem como o Bétula. Quanto aos tintos, provêm de uvas do coração do Douro, de cerca de 7ha de vinha adulta em Sobradais e Malvêdos, na freguesia de Castedo do Douro, Concelho de Alijó, com parcelas distintas e separadas por casta.

A adega não é muito grande, aliás até se pode considerar pequena e rudimentar, mas espelha a paixão e o amor que o Francisco empresta ao que faz. Por isso, a visita foi curta e logo avançamos para a prova, que tenho de confessar foi das mais sui generis e fantásticas que efectuamos. Obrigado Francisco. Basicamente provamos individualmente, cada casta ou blend e depois o Francisco efectuava a mistura. O que provamos:

- Aneto Branco 2010, acabadinho de engarrafar há 2 dias.
- Sauvignon Blanc directamente da cuba e Viognier directamente da barrica. De seguida, mistura no copo, para um blend das duas e o resultado é um cheirinho do Bétula 2010...
- Arinto e Gouveio da Cuba e Boal da barrica. De seguida, mistura no copo, para um cheirinho do Aneto Branco Reserva 2010...
- Aneto Tinto 2009, acabadinho de engarrafar.
- Aneto Tinto Reserva 2008.
- Por fim, um vinho proveniente de umas vinhas com mais de 70 anos, do baixo corgo, directamente da cuba, onde estava a sofrer micro-oxigenação, uma vez que o Francisco ainda está a efectuar experiências para ver no que dá.

Enfim, foi demorado e espectacular. Na volta acabamos por comprar umas belas caixas de belos exemplares Aneto e Bétula e fica a promessa de os comentar devidamente, em breve. Consegui igualmente uma relíquia, uma garrafita de Pinot Noir, o ensaio mais recente do Francisco.

Quanto ao Franciso Montenegro, uma palavra de agradecimento e admiração. Trata-se de  uma pessoa simples e completamente apaixonada pelo que faz. É extremamente talentoso e a prova disso é a excelência dos vinhos que cria. Não é por acaso que neste momento, a par do seu projecto pessoal, trabalha em consultadoria na Quinta da Chinchorra e ... Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, pois o seu talento é enorme. Os seus vinhos são de uma elegância, frescura e equilíbrio notáveis, espelhando toda uma dedicação e paixão à causa. Bravo Francisco!


Quinta do Paço
5050-090 Godim | Peso da Régua
Portugal
Telf: (+351) 254 322 967 / (+351) 963 060 881
Fax: (+351) 254 318 400
sobredos@sapo.pt


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário