quarta-feira, 13 de abril de 2011

Altano Tinto 2009

Ano: 2009

Produtor: Symington Family Estates

Tipo:
Tinto

Região: Douro

Castas: 25% Touriga Franca, 75% Tinta Roriz.

Preço Aprox.: 4,5€

Veredicto: De ano para ano, a gama de vinhos Altano tem vindo a ser afinado e consequentemente a sua qualidade tem aumentado. O colheita tinto de 2009 é proveniente de uvas das propriedades da família Symington no vale do Douro, localizadas nas sub-regiões do Cima Corgo e Douro Superior (Vale da Vilariça), vinhas essas onde é praticada uma viticultura baseada numa produção sustentável, respeitadora do meio ambiente.

Produzido a partir das castas Tinta Roriz (75%) e Touriga Franca (25%), na proporção indicada, embora a mesma varie consoante o ano, podendo até ser acresecentadas outras castas, trata-se de um vinho que estagia 4 meses em barricas usadas de carvalho francês e americano, seguindo-se um período em garrafa de mais 4 meses.

Apresenta uma cor granada pronunciada, com rebordo vermelho vivo e aspecto límpido. No nariz, aromas a frutos vermelhos e alguma especiaria. No paladar, em sintonia com o nariz, com a fruta fresca evidente (amoras, cerejas), alguma mineralidade, equilibrado, macio, fácil e agradável de beber, com boa estrutura e final persistente.

Um vinho excelente para o dia-a-dia. Foi lançado na Essência do Vinho, e do qual recebi algumas garrafas e uns vouchers com a promoção "leve 2 pague 1" a utilizar em diversas garrafeiras do país (até Maio). Para quem teve a mesma sorte há que aproveitar, porque se a 4,5€ já é uma boa compra (embora talvez um pouco inflacionado - ao mesmo preço existem vinhos mais complexos), a metade do preço é uma pechincha!


Classificação Pessoal: 15

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário