domingo, 6 de maio de 2012

Adega de Borba Premium Tinto 2009

Ano: 2009

Produtor: Adega Cooperativa de Borba

Tipo: Tinto

Região: Alentejo

Castas:  Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon.

Preço Aprox.: 5,5€

Veredicto: Toda a gente conhece os vinhos Borba, cuja massificação nas grandes superfícies é uma realidade. Não que sejam maus, mas sim de grande volume e portanto, para consumo em massa, sem grande diferenciação. Eis que com este vinho, o seu Premium, quebram este paradigma. Com origem em vinhas velhas da região, o Adega de Borba Premium sofre um estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês, americano e castanho, antecedendo o seu engarrafamento e o estágio final em cave de 12 meses em garrafa.

De cor granada, o aroma é de fruta compotada, notas de espaciarias, cacau e café. Complexo mas harmonioso. Na boca, bela estrutura, excelente acidez que lhe confere frescura, taninos macios, final médio e persistente.

Um vinho com uma excelente relação qualidade-preço, que se diferencia do Alentejano comum e que dá imenso prazer a beber. Gastronómico, apenas encontro paralelismos, na sua RQP, assim de repente, com o Lua Nova em Vinhas Velhas, da Quinta dos Frades, ainda que com estilos bem diferentes. Recomendado e a um belo preço.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Depois desta nota de prova terei de provar esse Borba, a referência ao Lua Nova serviu para me convencer.
    Diz-me depois o que achaste do Gamboz 2007, tenho curiosidade em saber a classificação que lhe darias para ter noção preço/qualidade. Eu gostei (no nariz, como te disse, quase que aposto em cacau e na boca fruta preta)...mas não sei se será um vinho fácil de se beber, achei-o um pouco "pesado", talvez por não estar habituada àquela intensidade de taninos.
    Abraço.

    ResponderEliminar