segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Prova Vertical Quinta Nova Grande Reserva

Decorreu na passada 5ª feira, na garrafeira do Tio Pepe a prova vertical dos vinhos Quinta Nova Grande Reserva. Prova rara, diria, de uma das casas do Douro que se tornou rapidamente numa referência na região e cujo espaço vale a bem a pena visitar e pernoitar por lá, no belíssimo hotel com vista para os vinhedos e rio Douro. Em 1999 a família Amorim adquiriu a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo. Em 2017, 18 anos passados, a empresa assinalou a data com a organização de uma grande prova vertical de 10 anos dos seus Grande Reserva Tinto. 

Mas vamos à prova: Quinta Nova Grande Reserva 2005, já com taninos totalmente redondos e prontissimo a beber.  2006, com algum calor quer no nariz, quer na boca, a reflectir um ano de si bem quente. Mais vivo que o 2005 em termos de boca, mas pouco mais "morno" na prova. 2007, como seria de esperar pelo ano, mostrou-se um grande vinho, conjugando potencia e elegância. Muito bem. 2008, bastante fresco e apelativo. Um pouco abaixo do 2007 que apresenta mais complexidade, naturalmente, mas mostrou-se muito interessante. 2009, num registo com menor acidez, talvez reflexo de outro ano bastante quente no Douro, tal como o 2006. 2011, um vinho de enorme classe, com uma grande profundidade aromática, muito complexo, fresco, cheio de taninos e com um final interminável. 2011 foi um ano do caraças no Douro! Seguiram-se 2012 e 2013, vinhos competentes e corretos, onde se nota cada vez mais a utilização menos marcada da madeira, o que se saúda. Por fim, Quinta Nova Grande Reserva 2015, apresentando uma fruta fresca muito bonita e apelativa, um lado balsâmico a aportar grande frescura e bastante elegante a dar já uma belíssima prova, Foi dos que também gostei mais, por estar tão apetecível tão cedo, sem deixar de se mostrar complexo e com pernas para andar. 

Uma belíssima prova a mostrar a qualidade da casa e em particular os Grande Resrevas Tintos. Nota, o Quinta Nova Grande Reserva Tinto apenas é produzido em anos que tenha qualidade para tal, não tendo sido produzido em 2010 e 2014.

Sérgio Lopes



Sem comentários:

Enviar um comentário