terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Em Prova: Xaino Grande Reserva Tinto 2015

A @quintavaledaldeia situa-se na Meda. São vinhos de altitude, sob a chancela do enólogo @joseeduardoreverendo , meu amigo, que conheço desde os tempos da Quinta da Sequeira. Em primeiro lugar, enviar um forte abraço ao José Eduardo Conceição, que passou por um "susto" valente, a nível de saúde, mas está a recuperar bem e rapidamente, para continuar a fazer belos vinhos como este.

Este Xaino tem algumas particularidades, desde logo por ter na sua composição 90% de Alicante Bouschet (10% Touriga Franca) e por ser de 2015, tendo sido lançado no mercado apenas recentemente.

O resultado é um vinho que está num momento de prova muito interessante. Nariz complexo e intenso com fruta preta madura, especiaria doce e um leve couro que lhe dá uma graça especial. Boca muito fresca e elegante, taninos sedosos, final longo e especiado, com um travo adocicado da barrica (mt bem integrada) e da fruta, equilibrados por uma boa acidez. Pvp 22eur.

Um vinho muito porreiro (guloso qb) e que ligou perfeitamente com a feijoada de feijão branco do Entrudo. Bela refeição.


Sérgio Costa Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário